ENTREVISTA COM DIRETORES DE SOTTR: CABELO, DIFICULDADE, NARRATIVA E ROUPAS





Olá, guest! Como você deve saber, houve, ontem (12/06/2018), uma entrevista sobre Shadow of the Tomb Raider no estande da Square Enix na E3 2018. O Q&A (Perguntas e Respostas) de Shadow of the Tomb Raider apresentado teve presença marcada do diretor do jogo, Daniel Chayer-Bisson, do diretor sênior de marca, Rich Briggs, e de Meagan Marie, diretora sênior de comunidade, como moderadora. Nessa entrevista eles nos respondem algumas perguntas incríveis sobre Shadow of the Tomb Raider. Assuntos como comicidade na anrrativa, sistema de dificuldades, sistema de roupas, duração da campanha, HQs, Trindade e imortalidade são abordados.




INTRODUÇÂO

Os diretores contaram que a ideia, com a seleção de conteúdos do trailer, era aglomerar o máximo possível e passar bastante de uma perspectiva emotiva, a qual o telespectador pudesse perceber os dois lados de Lara: um lado mais positivo e o outro mais sombrio. Briggs conta que esse é o motivo da divisão de telas em partes do vídeo. Alguns fãs não gostaram no efeito, enquanto outros (muitos) gostaram. Gostando ou não, a verdade é: eles alcançaram o objetivo.


Quanto à musica, Rich fala que eles sentem que as ações de Lara falam mais alto que palavras, por isso, a música escolhida (Speak Loud – Thrills) traz um significado por trás de sua letra. Ele conta, além disso, que por Lara saber que é capaz de ultrapassar limites e fazer coisas que a maioria das pessoas não seria capaz, ela se sente em posição de enfrentar e parar a Trindade. Mas que essa ideia de si própria a leva ao erro às vezes, como ao tomar a adaga, acreditando que ela sabe o que é melhor para todos – o que claramente não é verdade pois ela causou UM APOCALÍPSE MAIA!


Eles falam ainda um pouco sobre os eventos de revelação (ocorridos em Londres, em Montreal e em Los Angeles no final de maio). Ambos os diretores concordam que foi incrível sair do estúdio – da parte da criação do jogo – um pouco e ver o amor que tanta gente tem por Tomb Raider. Eles afirmam que se sentiram recompensados e renovados e que o objetivo deles com o nível de interação entre comunidade-produção em SOTTR tem o intuito de trazer os fãs para dentro do mundo deles.


Em seguida, um vídeo hilário de erros de gravação do diretor Daniel Chayer-Bisson tomando uma surra para gravar seus 30 segundos de apresentação do vídeo de Met the Dev (que pode ser visto em português aqui e em inglês aqui) é exibido. Lembrando que a língua materna do diretor não é inglês. A gente te entende, Bisson!





Sem mais delongas, segue na mansão que vamos contar pra você o que eles falaram sobre o jogo nessa entrevista!


IMORTALIDADE

A primeira pergunta foi relacionada a imortalidade. O fã perguntou se a tecla da imortalidade seria tocada novamente em Shadow of the Tomb Raider. Em resposta, Daniel diz que sim, mas que nesse jogo o contexto é muito mais grandioso. Agora, a questão é o curso da humanidade e não apenas questões pessoais, como o destino de seu pai. Ao responder essa pergunta, Rich conta que o objetivo da Trindade seria, através desses artefatos e do apocalipse maia, reconstruir o mundo.


[COMENTÁRIO: Ou seja, anteriormente, os desenvolvedores contaram que Shadow of the Tomb Raider contaria com 3 frentes envolvidas na trama. Tendo em vista o posicionamento de Domingues* (no trailer visto aqui) quanto às atitudes de Lara, faz sentido assumir que as três frentes seriam: Lara Croft, Domingues e a Trindade. Não sendo o Domingues* necessariamente parte da Trindade durante os acontecimentos de Shadow. ] 



DISTÂNCIA ENTRE ACONTECIMENTOS


[IMAGEM TIRADA DO FINAL DE ROTTR]


Quanto à janela de tempo entre os acontecimentos de Rise of the Tomb Raider e Shadow of the Tomb Raider, os diretores falam que a história do novo título de passa um ano após os acontecimentos na Síria e Sibéria. Além disso, eles afirmam que os acontecimentos passados nessa janela de tempo podem ser encontrados nas HQs da Dark Horse. Apesar de não serem informações necessárias para compreender o contexto do novo jogo, são informações interessantes.


HQS E JOGOS





@LobsterCroft (vulgo: eu) perguntou se o universo das HQs e dos jogos são dois universos separados e independentes ou se SOTTR levará em consideração os acontecimentos das HQs. Eles responderam que os dois universos se conectam até certo ponto. 


COMICIDADE NA NARRATIVA

Os produtores de SOTTR afirmam que haverão momentos cômicos (EU OUVI UM AMÉM?) no jogo. Um eles afirma, ainda, haver um momento que sempre o faz rir como ele jamais riu com nenhum outro jogo da franquia antes.


SISTEMA DE DIFICULDADES

Falando sobre o sistema de dificuldades, Meagan Marie disse na entrevista: “Você poderá customizar tanto seu jogo. Eu amei isso. ”. Nós também amamos! Haverá, agora, um sistema de dificuldades mais elaborado que anteriormente. Em Shadow, haverá os modos fácil, médio e difícil para exploração, puzzles e combates. Cada segmento do jogo poderá ser configurado em um modo de dificuldade diferente e independente. Isso torna possível, por exemplo, que uma pessoa que gosta muito quebra cabeças, moderadamente de exploração e não gosta muito de combate atribua dificuldades diferentes à esses três aspectos. Ela configuraria, então os puzzles no modo difícil, a exploração no modo médio e os combates no modo fácil. E o que isso quer dizer na prática?


No que tange aos puzzles, o modo fácil trará dicas vindas da Lara e indicações em azul sobre que objeto interagir em seguida, como em Rise. O modo médio dará algumas dessas dicas. Enquanto isso, o modo difícil deixará o puzzle por conta e risco do jogador. Quanto à exploração, as indicações do caminho (como as pinturas brancas nas paredes) somente aparecerão no modo fácil de exploração, onde o jogador será guiado pelo ambiente. No modo médio, algumas dicas serão dadas. Já no modo difícil. As marcações sumirão e o jogador terá de ponderar seus passos de maneira redobrada, levando sua experiência de exploração ao extremo. E, por fim, no que diz respeito aos combates, claro, você encontrará inimigos mais invictos e em maior número conforme for aumentando o nível de dificuldade.


Esse modelo de atribuir níveis de dificuldade separadamente aos diferentes segmentos do jogo é uma ideia incrível, pois faz com que Shadow ot the Tomb Raider agrade a todos os gostos!


SOBRE QUEM ESTÁ POR TRÁS DA TRINDADE

Um fã perguntou se em Shadow Lara finalmente estará cara a cara com quem está por trás da Trindade. Eles, claro, não puderam falar muito sobre, mas afirmaram que o jogador finalmente compreenderá a Trinity e suas motivações em SOTTR.
  

CABELO



Um fã perguntou sobre o cabelo de Lara estar bagunçado em alguns trechos. Respondendo sobre, Daniel fala ainda que, ao colocar lama em si, Lara não liga para o cabelo e, por isso, esse fica bagunçado. O diretor diz que esse é um elemento que ajuda a mostrar até onde as fronteiras da obsessão vão, pois quando você vê o cabelo dela naquele estado, significa que ela não se importa mais e está completamente direcionada ao seu objetivo final.


SISTEMA DE ROUPAS

O @VinyCalheiros, assim como outro fã, perguntou sobre o sistema de roupas. A resposta que tivemos foi que, sim, o jogador poderá escolher as roupas que Lara usará, livremente, pelo jogo. Ele diz ainda que em Rise os elementos de ambiente e intenções se misturavam com a escolha das roupas (como roupas para ajudar na caça ou para tomar menos dano de combate corporal), mas que em Shadow fo the Tomb Raider essa conexão vai mais além.


STEALTH



Quanto a stealth: alguma coisa que tenha sido adicionada em comparação ao jogo anterior e como isso afeta os trechos da floresta: Eles respondem que a Lara está em desvantagem em relação à Trindade, mas ela também está mais capaz do que nunca. Então, eles têm a ideia de Lara e a floresta se tornando um só. Briggs diz que você pode optar por jogar no modo de assalto, mas também poderá optar pelo stealth, que trará várias novas oportunidades, como visto nas gameplays e trailers. Uma nova técnica citada por ele é que agora se pode criar uma flecha que, ao ser atirada, causa o “medo do jaguar” nos inimigos que, aterrorizados, acabam por matar uns aos outros. Eles afirmam ainda que, caso você opte por enfrentar um grupo de inimigos no estilo de assalto e escalar as copas das árvores para se esconder, pode ser que eles voltem para seus postos novamente e que você possa repensar sua escolha quanto ao stealth. Essa é uma nova interação. Ele diz, ainda, que é a ideia de Lara se tornar a ‘mulher-jaguar”, surgindo da selva, atacando e voltando à selva, tornando-se uma coisa só com a floresta.


SHADOW OF THE TOMB RAIDER MARCARÁ O FIM DA FRANQUIA?


E só para encerrar: não, guest! Esse não será o último jogo de Tomb Raider! Shadow of the Tomb Raider se trata apenas do fim da história de origem de Lara. Você pode esperar mais inúmeros títulos da franquia com aquela arqueóloga bad-ass que conhecemos por Lara Croft em breve! Fique atento aos canais oficiais de Tomb Raider pois hoje ainda haverá uma entrevista com Earl Baylon e Camilla Ludington na E3 2018 e ao Croft Manor Brasil, pois você encontrará, aqui, conteúdos traduzidos sobre o evento! 





Texto por: LosbterCroft

Comentários

Postagens mais visitadas