SHADOW OF THE TOMB RAIDER: O FIM DO COMEÇO
Eu
representei a equipe do Croft Manor Brasil em Londres e joguei Shadow of the
Tomb Raider. Vem pra mansão que eu te conto tudo!
Se
você, assim como nós da equipe do CMBR, estava ansioso para saber se a Lara encerraria
a trilogia do Reboot com chave de ouro e na pele da Croft bad-ass que conhecemos,
temos ótimas notícias! Shadow of the Tomb Raider traz a ambientação e o nível
de roteiro que os fãs queriam! Eu, Valkyria (#LobsterCroft), fui convidada para
o evento oficial de revelação de Shadow of the Tomb Raider que aconteceu em
Londres. Lá eu assisti o trailer, conversei com membros da equipe de produção e
joguei a demonstração – que, por sinal, foi bem generosa. Vem comigo que eu te
conto tudo!
Ambientação
Cenários
com cores mais saturadas e ambientes vivos vinham fazendo falta nos jogos do
Reboot. Enquanto Tomb Raider 2013 (TR 2013) e Rise of the Tomb Raider (ROTTR)
apostaram em paisagens mais frias e secas, Shadow parece caminhar para
ambientes mais verdes e coloridos. Nos trechos presentes na demonstração que eu
joguei, havia uma festa mexicana, uma floresta, um cenote e um desfiladeiro. Em
termos de cor e interação com o meio, os ambientes vistos lembram até os cenários
de Uncharted 4. Gostinho nostálgico de selva. Ponto para Shadow of the Tomb
Raider!
Interação com o meio
Como
toda boa festa, a festa Del Dia de los Muertos presente no jogo estava cheia. O
ambiente era lindo e extremamente detalhado. Os mexicanos tinham seus rostos
pintados com a famosa caveira mexicana. Croft precisava se misturar na festa
para passar desapercebida, então, optou por usar uma máscara ao invés de pintar
o rosto. Além disso, ela vestia um poncho. Ali Lara é capaz de interagir com
vários integrantes da festa, só depende de você!
Segundo
a apresentação dos desenvolvedores, uma nova mecânica – Vivendo a História –
estará presente em Shadow. Essa mecânica se trata da influência das interações
que Lara tiver com personagens secundários na sua jornada. A mecânica não
estava ativa na demo, mas estará presente no jogo. Para que fique mais claro o funcionamento
dessa mecânica, tomemos os jogos de The Walking Dead como comparação.
Lara e Jonah na festa del Dia de los Muertos
No
trecho da selva, surge uma nova interação com o meio. Agora Lara pode se
esconder na vegetação crescente nas paredes para atacar furtivamente os
inimigos.
Os ataques corpo a corpo se mostraram (a Lara está muito ignorante, gente – adorei lol) bem interessantes e as armas presentes em Shadow serão as mesmas presentes no outros dois jogos do Reboot.
Os ataques corpo a corpo se mostraram (a Lara está muito ignorante, gente – adorei lol) bem interessantes e as armas presentes em Shadow serão as mesmas presentes no outros dois jogos do Reboot.
Além
disso, o trecho contido na demo me pareceu se tratar do início cronológico da
história e Lara não teve outra amnésia que a fez esquecer das habilidades de
combate adquiridas anteriormente. O que me leva a acreditar que aquele modo de
RPG, bem interessante em TR 2013 e desnecessário em ROTTR tenha saído de
jogada. Ufa!
Contudo,
ainda não se se pode dizer se a melhoria de armas estará disponível ou não
(assim como o modo de desenvolvimento de habilidades, visto que ele poderia
estar, simplesmente, desligado na demonstração; mas torço para que não).
Outro
grande avanço de interação com o meio consiste nas partes aquáticas.
Diferentemente de ROTTR, aqui temos um controle bem mais abrangente da Croft, além,
claro, de mais interações submersas. Outro ponto pra Shadow!
Como
nos jogos anteriores, Lara precisa interagir com o meio para resolver puzzles. No
trecho do cenote, por exemplo, ela precisa empurrar um carrinho antigo para
usar de contrapeso para acessar plataformas que mudavam de nível para, então, alcançar seu
destino. Aquela tumba básica cheia de armadilhas e com um puzzlezinho (abrasileirei a palavra mesmo) que a
gente ama!
Por
fim, surge a última novidade em termos de interação: se pendurar e balançar com
o machado. Agora Lara pode atribuir a função de gancho magnético ao machado e
descer pendurada numa corda ou se balançar para alcançar o seu destino, como
nos velhos tempos. Mais um ponto para Shadow of the Tomb Raider!
Enredo
Shadow
traz uma Lara já bem mais madura, porém ainda obcecada quanto a Trinity. Essa
sua obsessão a leva a cometer um grande erro que ameaça a vida de todos. No topo
do cenote, Croft retira uma adaga que causa uma enchente que mata e fere muitos
habitantes da vila. Acontece que a retirada dessa adaga desencadeia o
apocalipse maia. Dominguez, membro da Trinity e possivelmente dono da voz
misteriosa ao fim de Rise of the Tomb Raider toma a adaga de Lara, alegando que
precisará consertar o problema que ela causou. E aí temos, mais uma vez, a
nossa anti-heroína favorita, que faz loucuras por sua obsessão, tendo que salvar
o dia. Como ela mesma disse ao final de Lara Croft and the Guardian of Light “some
things should never be found” (“certas coisas nunca deveriam ser encontradas”).
Shadow está aí para confirmar que, como de costume, ela estava certa!
Uma
mudança interessante em Shadow of the Tomb Raider em relação aos seus dois
irmãos mais velhos do Reboot é o fato de as tumbas passarem de explorações
secundárias e opcionais à PARTE DA NARRATIVA PRINCIPAL. Segundo uma funcionária
da Square Enix, teremos mais tumbas obrigatórias que opcionais dessa vez. O
cenote foi a primeira delas. Preparado para as próximas, guest? Mais uma vez,
ponto para Shadow of the Tomb Raider!
Lara Croft
A
protagonista, como dito na introdução desse post, está bem mais madura. Mas não
apenas em mentalidade. Lara traz uma aparência mais madura também. Está incrível!
Apesar da vivência com Lara na demo ter sido curta, me pareceu que Croft está
bem mais confiante em Shadow. Até sua forma de andar e falar deixa aquele ar de
bad-ass. LARA CROFT IS THE TOMB RAIDER!
Além
disso, ela carrega um rádio para se comunicar com Jonah. Seria divertido termos
alguns momentos de gameplay com diálogos descontraídos entre eles dois.
Gostinho de Tomb Raider Legend. Eu adorava, não sei vocês!
Considerações finais
Para
ser honesta, a única coisa que me incomodou um pouco foi a movimentação da
câmera. Achei um pouco desajeitada. Mas vou dar um tempo, porque, honestamente, eu
estava tomando uma surra para jogar (porque
eu nunca tinha jogado num Xbox – pois é... lol – e a demo aconteceu, justamente, no console da
Microsoft, para o meu desespero) e porque algumas coisas ainda podem ser
consertadas. Afinal, o jogo só será lançado em setembro. Já a movimentação e
interação de Lara com o meio, por outro lado, se mostraram bem fluidas.
Se
o jogo inteiro seguir o padrão da demo, teremos um jogo na medida certa! Senti um
balanceamento perfeito entre exploração, quick time events, combates,
interações, tumbas e puzzles. Como eu sou Team Jungle and Green Stuffs (:P) – assim como grande parte dos fãs
da saga – os cenários do jogo me agradaram muito! Shadow of the Tomb Raider tem
tudo para ser o melhor jogo da trilogia do Reboot e parece que, de fato, ele será!
Imagem tirada do site da Steam
Gosta de mitos se misturando com realidade em ambientes banhados por aventura, ação e emoção? Então Shadow of the Tomb Raider será o jogo perfeito para você!
O jogo estará disponível para Pc, Playstation e XBox. Existem diferentes opções de pacotes e, portanto, diferentes valores. Adquira já o seu! :D
Por: LobsterCroft
Leia também:
Trailer completo + Novidades sore Shadow of the Tomb Raider http://croftmanorbrasil.blogspot.com.br/2018/04/trailer-completo-novidades-sobre-shadow.html
Coisas que você precisa saber sobre Shadow of the Tomb Raider http://croftmanorbrasil.blogspot.com.br/2018/04/coisas-que-voce-precisa-saber-sobre.html
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