SHADOW OF THE TOMB RAIDER: O FIM DO COMEÇO

Eu representei a equipe do Croft Manor Brasil em Londres e joguei Shadow of the Tomb Raider. Vem pra mansão que eu te conto tudo!





Se você, assim como nós da equipe do CMBR, estava ansioso para saber se a Lara encerraria a trilogia do Reboot com chave de ouro e na pele da Croft bad-ass que conhecemos, temos ótimas notícias! Shadow of the Tomb Raider traz a ambientação e o nível de roteiro que os fãs queriam! Eu, Valkyria (#LobsterCroft), fui convidada para o evento oficial de revelação de Shadow of the Tomb Raider que aconteceu em Londres. Lá eu assisti o trailer, conversei com membros da equipe de produção e joguei a demonstração – que, por sinal, foi bem generosa. Vem comigo que eu te conto tudo!



Ambientação

Cenários com cores mais saturadas e ambientes vivos vinham fazendo falta nos jogos do Reboot. Enquanto Tomb Raider 2013 (TR 2013) e Rise of the Tomb Raider (ROTTR) apostaram em paisagens mais frias e secas, Shadow parece caminhar para ambientes mais verdes e coloridos. Nos trechos presentes na demonstração que eu joguei, havia uma festa mexicana, uma floresta, um cenote e um desfiladeiro. Em termos de cor e interação com o meio, os ambientes vistos lembram até os cenários de Uncharted 4. Gostinho nostálgico de selva. Ponto para Shadow of the Tomb Raider!  





Interação com o meio

Como toda boa festa, a festa Del Dia de los Muertos presente no jogo estava cheia. O ambiente era lindo e extremamente detalhado. Os mexicanos tinham seus rostos pintados com a famosa caveira mexicana. Croft precisava se misturar na festa para passar desapercebida, então, optou por usar uma máscara ao invés de pintar o rosto. Além disso, ela vestia um poncho. Ali Lara é capaz de interagir com vários integrantes da festa, só depende de você!
Segundo a apresentação dos desenvolvedores, uma nova mecânica – Vivendo a História – estará presente em Shadow. Essa mecânica se trata da influência das interações que Lara tiver com personagens secundários na sua jornada. A mecânica não estava ativa na demo, mas estará presente no jogo. Para que fique mais claro o funcionamento dessa mecânica, tomemos os jogos de The Walking Dead como comparação.


Lara e Jonah na festa del Dia de los Muertos


No trecho da selva, surge uma nova interação com o meio. Agora Lara pode se esconder na vegetação crescente nas paredes para atacar furtivamente os inimigos.
Os ataques corpo a corpo se mostraram (a Lara está muito ignorante, gente – adorei lol) bem interessantes e as armas presentes em Shadow serão as mesmas presentes no outros dois jogos do Reboot.
Além disso, o trecho contido na demo me pareceu se tratar do início cronológico da história e Lara não teve outra amnésia que a fez esquecer das habilidades de combate adquiridas anteriormente. O que me leva a acreditar que aquele modo de RPG, bem interessante em TR 2013 e desnecessário em ROTTR tenha saído de jogada. Ufa!
Contudo, ainda não se se pode dizer se a melhoria de armas estará disponível ou não (assim como o modo de desenvolvimento de habilidades, visto que ele poderia estar, simplesmente, desligado na demonstração; mas torço para que não).




Outro grande avanço de interação com o meio consiste nas partes aquáticas. Diferentemente de ROTTR, aqui temos um controle bem mais abrangente da Croft, além, claro, de mais interações submersas. Outro ponto pra Shadow!





Como nos jogos anteriores, Lara precisa interagir com o meio para resolver puzzles. No trecho do cenote, por exemplo, ela precisa empurrar um carrinho antigo para usar de contrapeso para acessar plataformas que mudavam de nível para, então, alcançar seu destino. Aquela tumba básica cheia de armadilhas e com um puzzlezinho (abrasileirei a palavra mesmo) que a gente ama!

Por fim, surge a última novidade em termos de interação: se pendurar e balançar com o machado. Agora Lara pode atribuir a função de gancho magnético ao machado e descer pendurada numa corda ou se balançar para alcançar o seu destino, como nos velhos tempos. Mais um ponto para Shadow of the Tomb Raider!






Enredo


Shadow traz uma Lara já bem mais madura, porém ainda obcecada quanto a Trinity. Essa sua obsessão a leva a cometer um grande erro que ameaça a vida de todos. No topo do cenote, Croft retira uma adaga que causa uma enchente que mata e fere muitos habitantes da vila. Acontece que a retirada dessa adaga desencadeia o apocalipse maia. Dominguez, membro da Trinity e possivelmente dono da voz misteriosa ao fim de Rise of the Tomb Raider toma a adaga de Lara, alegando que precisará consertar o problema que ela causou. E aí temos, mais uma vez, a nossa anti-heroína favorita, que faz loucuras por sua obsessão, tendo que salvar o dia. Como ela mesma disse ao final de Lara Croft and the Guardian of Light “some things should never be found” (“certas coisas nunca deveriam ser encontradas”). Shadow está aí para confirmar que, como de costume, ela estava certa!




Uma mudança interessante em Shadow of the Tomb Raider em relação aos seus dois irmãos mais velhos do Reboot é o fato de as tumbas passarem de explorações secundárias e opcionais à PARTE DA NARRATIVA PRINCIPAL. Segundo uma funcionária da Square Enix, teremos mais tumbas obrigatórias que opcionais dessa vez. O cenote foi a primeira delas. Preparado para as próximas, guest? Mais uma vez, ponto para Shadow of the Tomb Raider!



Lara Croft




A protagonista, como dito na introdução desse post, está bem mais madura. Mas não apenas em mentalidade. Lara traz uma aparência mais madura também. Está incrível! Apesar da vivência com Lara na demo ter sido curta, me pareceu que Croft está bem mais confiante em Shadow. Até sua forma de andar e falar deixa aquele ar de bad-ass. LARA CROFT IS THE TOMB RAIDER!

Além disso, ela carrega um rádio para se comunicar com Jonah. Seria divertido termos alguns momentos de gameplay com diálogos descontraídos entre eles dois. Gostinho de Tomb Raider Legend. Eu adorava, não sei vocês!



Considerações finais

Para ser honesta, a única coisa que me incomodou um pouco foi a movimentação da câmera. Achei um pouco desajeitada. Mas vou dar um tempo, porque, honestamente, eu estava tomando uma surra para jogar (porque eu nunca tinha jogado num Xbox – pois é... lol –  e a demo aconteceu, justamente, no console da Microsoft, para o meu desespero) e porque algumas coisas ainda podem ser consertadas. Afinal, o jogo só será lançado em setembro. Já a movimentação e interação de Lara com o meio, por outro lado, se mostraram bem fluidas.
Se o jogo inteiro seguir o padrão da demo, teremos um jogo na medida certa! Senti um balanceamento perfeito entre exploração, quick time events, combates, interações, tumbas e puzzles. Como eu sou Team Jungle and Green Stuffs (:P) – assim como grande parte dos fãs da saga – os cenários do jogo me agradaram muito! Shadow of the Tomb Raider tem tudo para ser o melhor jogo da trilogia do Reboot e parece que, de fato, ele será!



Imagem tirada do site da Steam



Gosta de mitos se misturando com realidade em ambientes banhados por aventura, ação e emoção? Então Shadow of the Tomb Raider será o jogo perfeito para você!

O jogo estará disponível para Pc, Playstation e XBox. Existem diferentes opções de pacotes e, portanto, diferentes valores. Adquira já o seu! :D



Por: LobsterCroft


Leia também: 

Trailer completo + Novidades sore Shadow of the Tomb Raider http://croftmanorbrasil.blogspot.com.br/2018/04/trailer-completo-novidades-sobre-shadow.html

Coisas que você precisa saber sobre Shadow of the Tomb Raider  http://croftmanorbrasil.blogspot.com.br/2018/04/coisas-que-voce-precisa-saber-sobre.html


Comentários

Postagens mais visitadas