Coisas que você precisa saber sobre Shadow Of The Tomb Raider.


Coisas que você precisa saber sobre Shadow Of The Tomb Raider.



Parece até que foi ontem que Shadow of the Tomb Raider foi anunciado, mas já vai fazer quase 1 mês! A boa notícia é que o dia 27 está chegando, juntamente com as novidades que serão reveladas em eventos simultâneos ao redor do mundo. Enquanto esse dia não chega, que tal explorarmos juntos qual será o contexto que o jogo abordará?

Tudo que segue abaixo tem base no tease de SOTTR e em fatos históricos, geográficos e mitológicos que - possivelmente - serão abordados no jogo.


LOCALIZAÇÃO



Como muitos de vocês já devem ter percebido, o Estado de Yucatán, no México, será passado no jogo - como foi mostrado ao final de Rise. A cidade possui uma forte referência maia. Tem cerca de dois milhões de habitantes, sua principal atração são as ruínas de Chichen-Itzá e está rodeada de florestas densas. Fãs clássicos e da era LAU - Lenged, Anniversary, Underworld - podem comemorar, pois  teremos ruínas, templos e florestas de volta! Quem aí não sente saudade da Tailândia, do Cambodja ou até de uma floresta indiana? 

TEMPLOS



Qualquer semelhança não é mera coincidência! Lembram das ruínas de Chichen-Itzá que eu mencionei? A foto acima é contém o Templo de Kukulcán. Os habitantes da “Boca do poço dos feiticeiros d’água” – Chichén-Itzá – queriam desvendar o caminho dos astros para chegar ao coração dos deuses. Não é a toa que o puzzle - mini game - de Shadow se chama A Caminho das Estrelas. Tudo esta dentro desse contexto! Os povos pré-colombianos tinham forte admiração pela astronomia. Parte de nossos conhecimentos de hoje são de grandemente influenciados por eles, a exemplo do nosso calendário. Kukulcán é o deus-serpente dos maias e também aparece no mural de Lara Croft em Rise of the Tomb Raider:



CENOTES 



Agora você deve estar se preguntando "o que são cenotes", certo? Eles são, nada mais nada menos, que locais que funcionavam como reservatórios de água potável e também sítios de realização de rituais sagrados, geralmente localizados em cavernas. Carregam no nome o título de "sagrado", originário da palavra do idioma maia “ts'onot". Acreditava-se no poder curativo dos cenotes, além de serem considerados portais para comunicação com os deuses. Estava com saudades dos rituais macabros do Solariis, @!? Relaxa que algo grande está por vir.

Existem cerca de 7.000 cenotes em Yucatán. O mais conhecido foi nomeado Cenote Sagrado devido às histórias de sacrifícios humanos praticados pelos maias, em que as pessoas eram atiradas ainda vivas para dentro desses buracos como oferenda aos deuses. Possui 65 metros de diâmetro, com altura ingrime de 60 metros acima do nível da água. Foram encontrados sinos de cobre e ouro, anéis, máscaras, xícaras, estatuetas, placas em relevo e mais de 120 esqueletos humanos. Este local está fechado há mais de 40 anos, mas parece que está prestes a ser invadido por uma tal de Lara Croft. 


Note que essa imagem possui vários locais iluminados por fogo, o que nos faz acreditar que ainda esteja sendo habitado.


Corpo de cabeça para baixo, indicando que os locais fazem rituais de sacrifício humano.



ECLIPSE E ASTRONOMIA



O eclipse é um evento tão lindo e adorado por nós hoje em dia! Pena que nem sempre foi assim! Para os povos pré-colombianos - destaque para os maias - esse fenômeno era sinal de catástrofe, desespero e perigo por ser algo que eles não podiam controlar. Eles acreditavam no poder de interferência do céu nas atividades cotidianas como a colheita, a reprodução e as decisões dos governantes. Por isso o entendimento da astronomia era fundamental para  esses povos.



A escuridão inesperada e a mudança nos hábitos dos animais por conta do sumiço do Sol, assustavam os maias, que acreditavam que os eclipses seriam causados por animais míticos e malignos chamados de “xulab”. Segundo sua crença, os xulab tentavam comer o Sol ou a Lua. O eclipse também representava a morte de um deus, mesmo que por alguns instantes. Acredita-se que eles cumpriam o ritual religioso de sacrifícios, inclusive humanos, para tentar evitar perdas maiores e fazer o Sol voltar a brilhar. Uma curiosidade é que as mulheres maias eram mais impactadas pelo fenômeno, porque a Lua, neste e em outros períodos, é relacionada à feminilidade e fertilidade.

CONCLUSÃO



Mesmo após desvendar todo o contexto em que o jogo se situará, não há como saber ainda em que ordem os desenvolvedores adotaram esses eventos, nem se serão utilizados os nomes reais ou fictícios das cidades, dos deuses e todo o contexto da cultura maia. Ao que tudo indica, esse é o jogo mais promissor  de toda a trilogia reboot, além de carregar a grande responsabilidade de manter a saga viva. Podemos dizer que estamos bastante otimistas e acreditamos que será mais um grande sucesso! Dia 27 haverá mais novidades. Então, fique atento e vem pra mansão para receber notícias de primeira mão!

Descubra a aventura que definirá Lara Croft como uma Tomb Raider!

Shadow of the Tomb Raider será lançado no dia 14 de setembro de 2018 para PC, Steam, XboxOne e Playstation 4.



Texto: Viny Calheiros (Lara's Diary)
Revisão: Lobster Croft









Comentários

Postagens mais visitadas