Tutorial Básico de XNA Lara
Básico
do básico de como baixar, instalar e usar XNA Lara
Muitos guests já devem ter visto fanarts de Tomb Raider incríveis e se lamentado por não fazer ideia de como fazer sua própria fanart. Ótimas notícias: agora você também poderá contribuir com a comunidade Raider fazendo lindas imagens! Vem com o CMBR nesse tutorial super agradável, didático e fácil e você verá como.
:.Você precisará do XNA Lara, do WinRAR, do 7.Zip e do seu photoshop de preferência (eu - LobsterCroft e o VinyCalheiros usamos o Photoscape e o Adobe CC). Todos os links - salvo o do photoshop - de confiança estão neste tutorial.
Muitos guests já devem ter visto fanarts de Tomb Raider incríveis e se lamentado por não fazer ideia de como fazer sua própria fanart. Ótimas notícias: agora você também poderá contribuir com a comunidade Raider fazendo lindas imagens! Vem com o CMBR nesse tutorial super agradável, didático e fácil e você verá como.
:.Você precisará do XNA Lara, do WinRAR, do 7.Zip e do seu photoshop de preferência (eu - LobsterCroft e o VinyCalheiros usamos o Photoscape e o Adobe CC). Todos os links - salvo o do photoshop - de confiança estão neste tutorial.
Como baixar e instalar o XNA Lara no windows 10
1 – Baixem o Microsoft XNA Framework no link da Microsoft: https://www.microsoft.com/en-us/download/confirmation.aspx?id=22588
(se o download não se iniciar automaticamente, clique no botão):
(se o download não se iniciar automaticamente, clique no botão):
2 – Em seguida, você pode fazer o download do programa acessando
o link abaixo e clicando em “Donwload do XNA Lara”:
3 - Você será redirecionado, então, a uma pasta no
mediafire onde você fará o download dos dois arquivos marcados:
4 – Selecionar as duas pastas e extrair para uma mesma
pasta, que você poderá nomear XNA Lara ou Alberto, fica a seu gosto :p
5 – Abra a pasta para onde os arquivos foram extraídos e
envie o arquivo mais pesado com o nome XNALara para o desktop
6 – Finalmente, abra o atalho na área de trabalho e ENJOY
Como instalar
modelos no XNALara
1 – Busque o modelo que você quiser do google e faça o
download. Um bom site para encontrar bons modelos de forma segura é o
Deviantart: https://www.deviantart.com/
Esse modelo do Pedro Croft, por exemplo, está disponível para download. É só clicar no botão e fazer sua arte! Lembre-se de creditar os criadores dos modelos depois. =D
2 – O modelo virá uma pasta compactado e para extrair os
arquivos dela, você precisará de ter o Winrar ou o 7Zip (dependendo do modelo)
instalados. Seguem os links para baixar os dois programas:
7Zip - http://www.7-zip.org/download.html (baixar o primeiro ou segundo arquivo dependendo do seu computador – 32 ou 64 bits)
7Zip - http://www.7-zip.org/download.html (baixar o primeiro ou segundo arquivo dependendo do seu computador – 32 ou 64 bits)
3 – Ir no ícone do desktop e clicar em abrir local do
arquivo
4 – Por fim, com o XNA fechado, colar o arquivo compactado que você baixou dentro da pasta Data (onde o XNA está instalado).
5 – Extrair os arquivos da pasta compactada. Caso o arquivo seja no formado do winrar, extraia clicando com o
botão direito nele e depois clicando em “Extrair aqui”; caso o arquivo seja no formato 7Zip, fazer como na foto:
6 – Uma nova pasta será criada e você poderá deletar a
pasta compacta de lá.
Como
usar seu modelo no XNA Lara
1 – Abrir o XNA Lara, clicar em File e, em seguida, em Add
Moddel(s)
2 – Selecionar seu modelo e clicar em OK
3 – Ao passar o mouse sobre o modelo, aparecerão pontos
onde você poderá manipular ele.
4 – Clique no ponto desejado e manipule os movimentos através
das barrinhas X, Y, Z e Height da janela de controle (Control Window).
5 – Ao clicar em “Mode”, o tipo de movimentação de uma
mesma barra se altera. Por exemplo, ao movimentar a barra Z do ponto “arm left
shoulder 2” da modelo da Lara de Tr1, no modo Rotação (Rotate) até o valor -71,
o braço dela desce; ao passo que ao levar a mesma barra de controle à mesma
numeração no modo Movimento (Move), o ombro dela de desloca – bisonhamente –
para trás.
Movimentação
dentro do XNALara
1 – Movimentando o modelo: Selecionar o modelo clicando em
qualquer ponto dele, segurar a tecla Control (ctrl), clicar com o mouse em
qualquer lugar dentro da janela e movê-lo para arrastar o modelo.
2 – Girando a câmera (360º): clicar com o botão esquerdo em
qualquer lugar dentro da janela, segurar a mover o mouse para a posição que
desejar
3 – Arrastando a Câmera: Pressionar a tecla Shift (⇧),
clicar em qualquer lugar dentro da janela a mover o mouse para a posição que
desejar
Ferramentas
básicas e úteis
1 – Como você verá, o XNALara já vem com as pistolas
duplas, o Martelo de Thor e seus acessórios. Para habilitá-los você clicará em Opções
(Options), depois em Exibir Acessórios (Display Acessories). Lembrando que
esses acessórios vão direto para as mãos ou cintura do modelo e podem ser
usados em qualquer modelo, mas cabe a você manipular a movimentação das mãos do
modelo para segurar as armas. Um ponto positivo nas pistolas presentes nos
acessórios é que elas acompanharão o modelo quando você movimentá-lo, diferente
de modelos de armas adicionadas à janela.
2 – Para os que preferem fazer poses dos modelos (em
interação com outros modelos ou não) para colocar um fundo num editor, é
necessário que vocês salvem a imagem com fundo transparente. Para isso, você
clicará em File>Save Image, selecionar a caixa “save alpha channel” e
desmarcar a caixa render logo (ou a marca d’água do XNALara cairá na sua foto e
atrapalhará a edição).
3 – Para retirar o chão (também útil para quem quer usar só
o modelo para adições externas ao XNA), você clicará em Options e desmarcará a
opção Display Ground.
4 – Caso queira definir uma cor de fundo, é só clicar em Options,
depois em Set Background Color e definir sua cor de desejo.
5 – Para colocar uma imagem de fundo, é só clicar em Options,
depois em Assign Background Image e escolher sua foto na sua galeria do
computador.
É claro que você vai precisar mover seu modelo, mudar a
escala dele e suavizar no photoshop pra ficar apresentável:
6 – Mudando o tamanho (a escala) do seu modelo: Só é
necessário alterar o número na parte Scale na Control Window. Números maiores
correspondem a tamanhos maiores e números menores, a tamanhos menores,
naturalmente. O normal é que o modelo venha em escala 1.0 ou 2.0.
Isso é o básico que você precisa saber para se divertir
criando fanarts no XNA. Claro, a prática leva à perfeição; e um bom conhecimento
de photoshop também vai ajudar MUITO!
Seguem
algumas fanarts que eu e Viny Calheiros criamos usando o XNA Lara:
Lara Croft in The Red Moon Desert
Ficou muito bom, parabéns! Vou tentar usar! Hahaha
ResponderExcluirQue bom que você gostou, ficamos felizes em poder ajudar!
ExcluirPosso usar outro app de edição sem ser o Photoshop? É que eu não tô na idade de fazer pagamentos de app.
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