Tutorial Básico de XNA Lara

Básico do básico de como baixar, instalar e usar XNA Lara



Muitos guests já devem ter visto fanarts de Tomb Raider incríveis e se lamentado por não fazer ideia de como fazer sua própria fanart. Ótimas notícias: agora você também poderá contribuir com a comunidade Raider fazendo lindas imagens! Vem com o CMBR nesse tutorial super agradável, didático e fácil e você verá como.  
:.Você precisará do XNA Lara, do WinRAR, do 7.Zip e do seu photoshop de preferência (eu - LobsterCroft e o VinyCalheiros usamos o Photoscape e o Adobe CC). Todos os links - salvo o do photoshop - de confiança  estão neste tutorial.



Como baixar e instalar o XNA Lara no windows 10

1 – Baixem o Microsoft XNA Framework no link da Microsoft: https://www.microsoft.com/en-us/download/confirmation.aspx?id=22588
(se o download não se iniciar automaticamente, clique no botão):
2 – Em seguida, você pode fazer o download do programa acessando o link abaixo e clicando em “Donwload do XNA Lara”:

3 - Você será redirecionado, então, a uma pasta no mediafire onde você fará o download dos dois arquivos marcados:

4 – Selecionar as duas pastas e extrair para uma mesma pasta, que você poderá nomear XNA Lara ou Alberto, fica a seu gosto :p

5 – Abra a pasta para onde os arquivos foram extraídos e envie o arquivo mais pesado com o nome XNALara para o desktop

6 – Finalmente, abra o atalho na área de trabalho e ENJOY



Como instalar modelos no XNALara

1 – Busque o modelo que você quiser do google e faça o download. Um bom site para encontrar bons modelos de forma segura é o Deviantart: https://www.deviantart.com/

Esse modelo do Pedro Croft, por exemplo, está disponível para download. É só clicar no botão e fazer sua arte! Lembre-se de creditar os criadores dos modelos depois. =D

2 – O modelo virá uma pasta compactado e para extrair os arquivos dela, você precisará de ter o Winrar ou o 7Zip (dependendo do modelo) instalados. Seguem os links para baixar os dois programas:
7Zip - http://www.7-zip.org/download.html (baixar o primeiro ou segundo arquivo dependendo do seu computador – 32 ou 64 bits)


3 – Ir no ícone do desktop e clicar em abrir local do arquivo

4 – Por fim, com o XNA fechado, colar o arquivo compactado que você baixou dentro da pasta Data (onde o XNA está instalado).



5 – Extrair os arquivos da pasta compactada. Caso o arquivo seja no formado do winrar, extraia clicando com o botão direito nele e depois clicando em “Extrair aqui”; caso o arquivo seja no formato 7Zip, fazer como na foto:


6 – Uma nova pasta será criada e você poderá deletar a pasta compacta de lá.



Como usar seu modelo no XNA Lara

1 – Abrir o XNA Lara, clicar em File e, em seguida, em Add Moddel(s)


2 – Selecionar seu modelo e clicar em OK


3 – Ao passar o mouse sobre o modelo, aparecerão pontos onde você poderá manipular ele.


4 – Clique no ponto desejado e manipule os movimentos através das barrinhas X, Y, Z e Height da janela de controle (Control Window).


5 – Ao clicar em “Mode”, o tipo de movimentação de uma mesma barra se altera. Por exemplo, ao movimentar a barra Z do ponto “arm left shoulder 2” da modelo da Lara de Tr1, no modo Rotação (Rotate) até o valor -71, o braço dela desce; ao passo que ao levar a mesma barra de controle à mesma numeração no modo Movimento (Move), o ombro dela de desloca – bisonhamente – para trás.



Movimentação dentro do XNALara

1 – Movimentando o modelo: Selecionar o modelo clicando em qualquer ponto dele, segurar a tecla Control (ctrl), clicar com o mouse em qualquer lugar dentro da janela e movê-lo para arrastar o modelo.

2 – Girando a câmera (360º): clicar com o botão esquerdo em qualquer lugar dentro da janela, segurar a mover o mouse para a posição que desejar

3 – Arrastando a Câmera: Pressionar a tecla Shift (), clicar em qualquer lugar dentro da janela a mover o mouse para a posição que desejar


Ferramentas básicas e úteis

1 – Como você verá, o XNALara já vem com as pistolas duplas, o Martelo de Thor e seus acessórios. Para habilitá-los você clicará em Opções (Options), depois em Exibir Acessórios (Display Acessories). Lembrando que esses acessórios vão direto para as mãos ou cintura do modelo e podem ser usados em qualquer modelo, mas cabe a você manipular a movimentação das mãos do modelo para segurar as armas. Um ponto positivo nas pistolas presentes nos acessórios é que elas acompanharão o modelo quando você movimentá-lo, diferente de modelos de armas adicionadas à janela.


2 – Para os que preferem fazer poses dos modelos (em interação com outros modelos ou não) para colocar um fundo num editor, é necessário que vocês salvem a imagem com fundo transparente. Para isso, você clicará em File>Save Image, selecionar a caixa “save alpha channel” e desmarcar a caixa render logo (ou a marca d’água do XNALara cairá na sua foto e atrapalhará a edição).


3 – Para retirar o chão (também útil para quem quer usar só o modelo para adições externas ao XNA), você clicará em Options e desmarcará a opção Display Ground.


4 – Caso queira definir uma cor de fundo, é só clicar em Options, depois em Set Background Color e definir sua cor de desejo.


5 – Para colocar uma imagem de fundo, é só clicar em Options, depois em Assign Background Image e escolher sua foto na sua galeria do computador.


É claro que você vai precisar mover seu modelo, mudar a escala dele e suavizar no photoshop pra ficar apresentável:


6 – Mudando o tamanho (a escala) do seu modelo: Só é necessário alterar o número na parte Scale na Control Window. Números maiores correspondem a tamanhos maiores e números menores, a tamanhos menores, naturalmente. O normal é que o modelo venha em escala 1.0 ou 2.0.


Isso é o básico que você precisa saber para se divertir criando fanarts no XNA. Claro, a prática leva à perfeição; e um bom conhecimento de photoshop também vai ajudar MUITO!


Seguem algumas fanarts que eu e Viny Calheiros criamos usando o XNA Lara:



Lara Croft in The Red Moon Desert
Modelo de Legendg85



The Legend Immortal
Modelo de ViCt0RXD 



Lara Croft in Garage
Modelo de Dusan



The Adventures of Lara Croft in the Jungle
 Modelos de KonradM96 (Lara Croft) e de Larreks (Quadriciclo)



Por: LobsterCroft

Comentários

  1. Ficou muito bom, parabéns! Vou tentar usar! Hahaha

    ResponderExcluir
  2. Posso usar outro app de edição sem ser o Photoshop? É que eu não tô na idade de fazer pagamentos de app.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas